sexta-feira, 20 de março de 2009

Entrada Algarvia

Para abrir o apetite (ou não) começo por falar de uma das minhas “invenções” preferidas que chamei de Entrada Algarvia, por se tratar de uma combinação do couvert habitual em tascas e tasquinhas, restaurantes e apeadeiros da região do Algarve. Não se trata de uma verdadeira desconstrução na medida em que não é um prato específico, mas antes a alteração e junção de várias “tapas”.
Dito isto, viremo-nos para a sua estrutura. A Entrada Algarvia é composta de uma base de excelente pão saloio que ganha quando coberto com gelatina de manteiga ligeiramente tostada. Uma generosa porção de cenoura alimada, tradicional, mas desta em forma de creme, leva à sensação do veraneante que saboreia o conjunto do pão e da cenoura numa esplanada temperada com o cheiro da sardinha (um bom fumo para ser adicionado). Por fim, a espuma de azeitona traz os salgados e o tom tão característico que completa a visita ao Algarve. Bom proveito.

Será desta?

Mais de 9 meses depois da tentativa mal sucedida de dar início a um blogue de cozinha, procuro mais uma vez vencer a preguiça e fazer qualquer coisa neste espaço. Com a certeza de que ninguém foi prejudicado pela minha ausência (até porque nem chegou a começar), vou fazer um esforço para ver se é desta que arranca o Cozinha Molecular.