quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

La Manzana - Santi Santamaria

Saborear a cozinha de Santi Santamaria é uma experiência única, fazê-lo na sua companhia é onírico. Sorte que me coube aquando das jornadas de caça - A cozinha clássica das aves no seu restaurante La Manzana no hotel Hesperia Madrid. A lembrar um pátio num pomar de macieiras, a clarabóia deixa transparecer durante o dia a luz natural, mimetizada na perfeição durante a noite com luz artificial, dando a sensação incrível de estarmos numa esplanada ao ar livre. Ambiente requintado e atendimento exclusivo é o que podem esperar todos os que lá decidam ir provar a comida do mestre de Can Fabes a um preço mais modesto que é seu habitual (100 euros/pp).

A comida, essa, é divina, inserido no curso de aves o menu esteve perfeito e fez-se acompanhar de vinhos da cave de Santi Santamaria. Para “amuse boucheum paté com setas, segredo do sogro de Santamaria, seguido dum peito de pomba torcaz que abriu o caminho de uma das melhores sequências de sabores que se pode provar. Veio a minha escolha da noite: um consomé de aves com tapioca que juntou num passe sério ovos escalfados de codorniz com a destreza tropical. Um guisado de lentilhas e moelas trouxe o clássico de volta para a mesa e umas asas de frango com caranguejo do rio voltaram a desconstruir. Terminaram os pratos com uma “almôndega” de pato ao estilo marroquino a puxar o exotismo das especiarias, para experimentarmos um sorvete de amora e por fim um pastel de pêra com gelado de manteiga. Este último foi um requinte de malvadez para mostrar que no que toca a comida de autor clássica, Maestro Santiago não tem rival. Não perder.

2 comentários:

Andreia disse...

Qd for grande... tb vou ser assim :) Para quem é fascinado pela gastronomia, isso deve ter sido "chegar a MEca"!! Mt bom! Temos que combinar uma viagem;)

Bjs grandes com saudades dos dois
Zeny*

Marez disse...

Foi das experiências melhores que já tive! Muito muito bom, giro, divertido e da comida nem se fala. Se me sobrava alguma duvida de que a comida do maestro era digna dos rótulos que lhe dão, desapareceu por completo! Próxima etapa: Jornadas - Caça e a terceira etapa vai ser sem duvida ir ao Can Fabes!!