quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Uma noite com Santi Santamaria

Há cerca de duas semanas fui a Madrid jantar ao restaurante Santceloni (**) do mestre Santi Santamaria. Anunciava uma bandeira desfraldada por cima da porta do hotel Hesperia Madrid a visita do conceituado chefe para o dia seguinte, 1 de Dezembro, para o terceiro curso das jornadas de caça – A cozinha clássica das aves. Entrámos no hotel para marcar mesa no Santceloni convictos de que o preço do curso ultrapassaria em muito os 170 euros/pp médios dos roteiros. Ainda assim tentei a sorte, que nos sorriu, para logo descobrir que não só o curso era 30 euros, como por mais 65 euros teríamos direito a jantar do curso no restaurante La Manzana, também a cargo de Santi Santamaria. Sem hesitações, lá fomos assistir a um rol de lições importantíssimas das formas mais acertadas de preparar aves no estilo clássico do grande cozinheiro catalão.

Sorte das sortes, a senhora que bem gere o hotel Teresa Mocoroa, entre cavas e acepipes anuncia-nos que reservou para nós dois lugares na mesa de Santamaria. Um pouco incrédulos, lá nos sentámos na mesa e começamos a desenrolar o castelhano perro com os nossos companheiros de gula. Tudo pessoas muito simpáticas, como seria de esperar de bons comensais. Christophe e Maria Pais um casal de comensais, assíduo das jornadas e de todos os restaurantes de alta cozinha e que tiveram a gentileza de me ceder as fotos do curso e do jantar; Mónica a responsável pela cara do hotel e o seu director; um jornalista espanhol e dois aficionados das coutadas dos quais não me recordo o nome. E claro Santi Santamaria!

O jantar foi inesquecível, a companhia e a conversa inacreditável, até darmos por nós embalados por uma refeição irrepreensível e uns vinhos das caves de Santi Santamaria ás duas da manhã a beber Gin Tónico e a dissertar sobre as visões opostas sobre a cozinha moderna. Com muita pena nossa despedimo-nos do animado grupo (a única mesa de resistentes havia um par de horas), pois a viagem para casa no dia seguinte era longa. Fica a memória e as amizades fortuitas. Muito obrigado!

1 comentário:

toze disse...

à boss! ou melhor, à garça! abraço