sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sushi e Sashimi com caviar de soja

Uma destas noites vieram cá a casa uns amigos para fazer um banquete de sushi e sashimi. Uma noite de peixe cru com pretensão a japonesa, em que cuidámos de incluir todo o estandarte das ementas que conhecemos nas nossas variadas experiências: Hosomakis, Kappamakis, Tekkamakis e Uramakis espalhados nas travessas, Nigiris e Sashimi de salmão e atum com frescura garantida na praça, adornavam com cores vivas o ramalhete de pratos e colheres. Pepinos, pele de salmão grelhada, manga, gengibre e até amendoins de wasabi acompanharam os “doces” de peixe. Nada de “anormal” num jantar deste género até me ter lembrado de uma pequena volta.
Aproveitei a oportunidade para substituir a forma tradicional com que se mergulha o peixe em molho de soja, para lhe dar uma nova graça molecular. Com molho de soja condensado e wasabi acabado de fazer, preparei um caviar para acompanhar a refeição. Ficou bom, mas a precisar de mais wasabi que se perdeu um bocado nas diluições da gelificação. Bom proveito.

4 comentários:

Eduardo Neves disse...

Você fez as ovas usando alginato? Tentei fazer e minhas ovas desmanchavam, talvez seja o pH do molho de soja que eu usei.

Sérgio Garcês disse...

Eu faço as ovas adicionando alginato de sódio e depois "pingo" o líquido numa tina de água com cloreto de cálcio. Em breve iniciarei uma rubrica de técnicas em que contemplarei o tema.

Sérgio Garcês disse...

Com este método nunca corrigi o pH e não tenho tido problemas.

Eduardo Neves disse...

Ok, Sérgio.
Descobri, o problema com minhas esferas foi a qualidade da soja, comprei outra marca e funcionou.